Função cronómetro – Deposição de camadas numa galvanoplastia planificada

A espessura da camada aplicada e a quantidade de metal depositados durante uma galvanoplastia depende da intensidade de corrente e da duração do processo galvânico. Os retificadores Kirchner para galvanoplastia estão equipados com um cronómetro – timer - integrado e standard, o qual capacita a saída (output) com corrente por um tempo predeterminado durante um processo eletroquímico. Depois de expirado esse tempo a corrente contínua é rebaixada 1/64.

Esta característica previne a passivação ou descoloração das peças de trabalho acabadas. A corrente de retenção potencial é uma ajuda importante, caso não seja possível remover do banho a peça galvanizada imediatamente após ter terminado o processo de revestimento.

O timer pode ser ajustado num intervalo de tempo entre 1 segundo e 99 horas. Sem o timer, será certamente possível manter a saída (output) de energia durante mais tempo.

Uma galvanoplastia com tempo planificado é uma vantagem decisiva em qualquer lugar, desde que as elevadas exigências de qualidade estejam concentradas na precisão da espessura da camada. Exemplos de aplicações:- eletroformação e galvanoplastia, fabricação de ferramentas com diamante aplicado sobre níquel reforçado e fabricação de produtos dentários.

Durante o revestimento com metais nobres a fixação do tempo e a intensidade da corrente é que determinam a quantidade do metal (ouro, prata, platina) a depositar. Por razões económicas é essencial ter um controlo preciso da quantidade de metal depositado. Os retificadores Kirchner para galvanoplastia contribuem também para isso, apresentando um medidor integrado de amperes/hora.

Palavras-chave: Galvanoplastia tempo-controlada, função cronómetro - timer, interrupção automática energia.

Se precisar de aconselhamento, será um prazer receber o seu: Contato